Programa de Apoio à Educação Pública
02/09/2021

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo o Instituto Reciclar irá beneficiar 36 mil estudantes da Rede Pública     

    

O Instituto Reciclar, em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura de São Paulo, beneficiará 36 mil estudantes da rede pública municipal. Isso acontecerá por meio da realização do Programa de Apoio à Educação Pública, que formará 900 professores e professoras com o apoio da B3 Social. A iniciativa vincula a inovação desenvolvida no terceiro setor com o Investimento Social Privado (ISP) em prol da melhoria do serviço público de educação.

 

Com essa nova frente de atuação, nós, do Instituto Reciclar, prestamos apoio à política educacional municipal, mostrando como o Investimento Social Corporativo pode potencializar a inovação gerada no setor privado e prestar suporte ao setor público, potencializando seu impacto e gerando benefícios diretos para a sociedade. O Investimento Social Corporativo é também uma forma de promover o ESG, sigla em inglês para Environmental, Social eGovernance (Ambiental, Social e Governança), ao investir no impacto social das empresas na comunidade. A parceria entre setor público e privado, sem tirar o protagonismo do Estado na condução das políticas educacionais, gera inovações que contribuem para a melhoria da gestão e implementação de políticas públicas, trazendo benefícios para toda a sociedade.

 

O Programa de Apoio à Educação Pública do Instituto Reciclar consiste na multiplicação de sua expertise, desenvolvida através de seu modelo educacional inovador, ampliando seu impacto para beneficiar estudantes de toda a cidade de São Paulo. O programa abordará cinco eixos: Tecnologia, Habilidades e Competências Socioemocionais, Projeto de Vida, Empreendedorismo e Educação Financeira.

 

O curso integrará o programa de formação continuada de professores da Prefeitura, uma política pública essencial para garantir a atualização dos conhecimentos do corpo docente, e que impacta diretamente nos resultados de aprendizagem dos estudantes. Poderão participar da capacitação professores e professoras da rede pública oriundos de todas as 13 Diretorias Regionais de Educação. A ser realizado integralmente online, o Programa possui alto potencial de replicação, podendo, no futuro, ser expandido para outras localidades do território nacional.

 

O conteúdo do Programa dialoga diretamente com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O eixo de Tecnologia visa ajudar os professores e professoras na implementação das diretrizes 4 e 5 da BNCC, que versam sobre a utilização de diferentes linguagens para a comunicação, e a compreensão, utilização e criação de tecnologias digitais de informação de forma crítica e significativa.

 

A implementação do primeiro eixo terá início no segundo semestre de 2021 e terá como tema a Programação Desplugada. O Programa será composto por três módulos: Computação Desplugada: lógica de programação; Computação sem computador: entendendo a lógica binária; Programando Desplugado: If e Else e o looping da repetição. Os conteúdos foram pensados levando em consideração o atual contexto da educação no país, podendo ser aplicados tanto em salas de aula presencialmente quanto à distância. Dessa forma, os exercícios foram elaborados para desenvolver nos alunos elementos fundamentais da programação, como a lógica, decomposição, pensamento algorítmico, entre outros, levando em consideração as diferentes realidades dos alunos atendidos pela rede, e dos materiais que possam ter disponíveis em casa.

 

Explorando sempre o pensamento crítico sobre o tema, com o desenvolvimento do pensamento computacional, os estudantes, depois, serão capazes de aplicar os conteúdos abordados em diferentes situações. Com isso, entende-se que o aprendizado de tecnologia vai muito além da operação de máquinas e outros equipamentos, mas compreende, sobretudo, uma lógica de raciocínio que, uma vez compreendida, permite a aplicação em diversas ferramentas e cenários.

 

Ao longo dos encontros, os professores e professoras serão apresentados a conceitos fundamentais da programação e realizarão exercícios desplugados que poderão ser replicados nas salas de aula. Dessa forma, objetiva-se relacionar teoria e prática segundo o princípio da cultura “faça você mesmo” e ampliar as possibilidades de utilização dos espaços makers nas escolas.

 

Após a capacitação oferecida pelo Reciclar, os professores e professoras terão ferramentas para desenvolver com os estudantes as competências de compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação, e utilizar as linguagens digitais como forma de expressão. Todo o material utilizado durante os encontros será disponibilizado em uma plataforma digital, para que possam recorrer ao conteúdo no futuro. Além disso, um material de apoio com sugestões de leituras, vídeos, cursos e exercícios sobre o tema também será disponibilizado.

 

Carlos Henrique de Lima, nosso Diretor Executivo, realça a importância do programa no atual cenário da educação brasileira: “A pandemia trouxe uma defasagem ainda maior para os estudantes da rede pública. Por isso, o investimento em educação torna-se mais necessário do que nunca para reduzirmos os impactos da interrupção das aulas presenciais, e evitarmos que isso prejudique os estudantes no futuro. Além disso, a pandemia nos mostrou como a Tecnologia é cada vez mais parte integrante do nosso cotidiano. Com essa capacitação, o Instituto Reciclar presta apoio à política pública educacional preparando os jovens para sua futura inserção no mercado de trabalho. ”

 

Com essa nova frente de atuação, unimos o setor público e privado, aumentando o impacto e sempre contribuindo para a formação humana e profissional de jovens alinhada às tendências do mundo do trabalho. O Programa de Apoio à Educação Pública corrobora para o atingimento dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) 4: Educação de Qualidade; 10: Redução das Desigualdades. Em articulação com a Secretaria Municipal de Educação, reiteramos nosso compromisso com a educação pública e de qualidade, atuando em prol da construção de um país justo e com oportunidades para todos e todas.

CONTATO
Av. Presidente Altino, 973 - Jaguaré
FIQUE POR DENTRO
Cadastre-se receber notícias e informações sobre a gente!